Tu já se ficou perguntando porque o governo da maior parte dos países sempre tem os tais de “Três Poderes”: Executivo, Legislativo e Judiciário? Ou só reclamar do ‘governo' já está bom?
Bom, em primeiro lugar, porque funciona. Mais ou menos. Ou pelo menos melhor que todas as outras formas tentadas..
Vamos falar a verdade. Juntou mais que uma dúzia de pessoas, já precisa um chefe pra por ordem na bagaça. Ou é discussão que não acaba mais.
Lá no tempo das caverna, quando o tempo para discussão era menor (era bem mais fácil se morrer de fome, se demorasse demais) chegaram a esta conclusão rapidinho, rapidinho. Mas pouco tempo depois aprenderam uma outra coisa, o poder corrompe. Pra mudar de ‘chefe pra por ordem’ ao ‘chefe-eu-que-mando-aqui-e-tu-cala-a-boca’ era um pulo. Bom, se deixar até hoje ainda é.
Como as tribos eram pequenas, a falta de um bom caçador/chefe/pau pra toda obra ia ser sentida, tentaram organizar as coisa para evitar que cada chefe se achasse o rei da cocada preta. Mesmo com o processo de impeachment sendo bem mais rápido e direto que hoje, ou seja, uma bordoada na cabeça.
A resposta foi o tal do ‘conselho dos anciãos’, teoricamente as pessoas mais sábias e experientes. Ou que tinham mais tempo pra ficar discutindo e chegando a um acordo. Será que foi assim que nasceu a política? Bom, não importa. O caso que o chefe/rei/bam-bam-bam/executivo tinha de submeter mudanças maiores no estilo de vida da comunidade ao conselho.
O que o chefe podia fazer e o que dependia de aprovação.. Bom, aí varia um bocado. Mas na prática.. O que tem de ser feito AGORA e não pode esperar, fica com o executivo. O que vai impactar o futuro e tem de ser bem pensado.. vai pro legislativo.
Figurativamente.. entrar em guerra com a tribo vizinha porque eles andaram atravessando no nosso lado do rio não é algo que deva ser decidido no grito. Pode ser que era alguém vindo pra negociar. Ou não. Agora, uma vez que começou a confusão, não dá de esperar acordo da maioria sobre pra que lado correr.
Um outro problema que apareceu com o tempo. Nem todos os ‘legisladores' tem uma ‘visão do todo’, saber para que lado as coisas vão indo. E acabam pensando muito no seu lado, ou pelo menos, no lado ‘o que é o melhor para a minha familia’. Ok, na maior parte as vezes, decisões por maioria controlam isto. Mas tem uma situação que complica: quando o povo entra em pânico. Pode ser um meteoro/sinal divino. Pode ser uma seca. Pode ser um orador criando pânico, mas uma coisa é certa.. Se o povo entra em pânico, o legislativo entra também. O que só piorou quando inventaram eleições/votos. Em caso de dúvidas, procura ‘Tirania da Maioria’ lá na Wikipedia.
Para contrabalançar este pessoal prestes a entrar em síndrome de pânico, entra o conservador-mor, o guardião das tradições, o que acredita que já tem todas as respostas, o… shaman. Ok, junto veio uma série de mitos e histórias meios parabólicas (ou parábolas) do porque as coisas são assim, mas parafraseando um personagem cinematográfico.. magica pode ser algo que voce usa sem entender bem como funciona…
Com o tempo o lado religioso e o guardião das tradições foram separadas, as tradições viraram leis, mas o papel continuou o mesmo: evitar mudança súbitas e de ocasião.
Ok, pode ser que as coisas não aconteceram bem assim.. o shaman pode ter vindo antes do conselho, em um caso ou outro, tradições e leis religiosas podem ter tido defensores separados desde o inicio, mas o princípio é evitar que qualquer uma das pessoas com poder de decisão vire um ditador de uma hora pra outra. Em ingles, Checks and balances.